Voltar aos Vinhos

Valmonte

RESERVA TOURIGA NACIONAL TINTO DOP DÃO 2015

Da Região Demarcada do Dão vem as uvas de Touriga-Nacional que dão origem ao Valmonte Reserva.

Uvas colhidas em caixas de 22 kg da parcela de Touriga-Nacional, com desengace total, esmagamento e fermentação em lagares de granito com pisa a pé para melhor expressão da tipicidade da casta, melhor fruta e estrutura. A fermentação maloláctica ocorreu principalmente nas barricas de carvalho francês semi-novas e algumas de carvalho americano. O tempo de estágio em barrica foi de um ano, a que se seguiu novo estágio em depósitos de inox por mais um inverno, privilegiando apenas a estabilização natural. Segue-se posterior engarrafamento com envelhecimento em cave durante um período mínimo de 1 ano. Até ao engarrafamento teve apenas estabilização natural e uma ligeira filtração de modo a manter todo o seu potencial, pelo que poderá apresentar algum depósito durante o envelhecimento em garrafa.

Resultou um vinho estruturado, com volume e uma fruta elegante e floral bem típica da casta, associado a notas de compota de fruta vermelha madura e alguma fruta negra. Aromas tostados e doces resultantes do estágio em madeira, que concentrou e estruturou o vinho ficando assim mais volumoso e redondo. Final persistente onde ressalta a mineralidade e frescura bem características da Região do Dão.

Pode ser consumido desde já para apreciadores de vinho bem estruturado acompanhando pratos de carne e enchidos ou no final de uma refeição com um bom queijo da Serra. Se preferir aproveite a excelente capacidade de evolução em garrafa por alguns anos, onde vai ganhar muito mais complexidade e vai ficar mais macio e adquire mais notas especiadas e balsâmicas. Aconselhamos sempre a sua decantação de modo aproveitar e libertar todo o seu potencial e servir a uma temperatura de 16 a 18 ºC. Guardar sempre as garrafas em ambiente com temperatura amena e controlada, ao abrigo de luz e na horizontal.

Contém Sulfitos

Região: Dão – Portugal
Tipo: Tinto | Colheita: 2015
Castas: Touriga-Nacional
Teor de Álcool: 14,5% vol. | PH: 3.75
Acidez Total: 5.4 g/L em ácido tartárico
Enólogo: António Narciso

Comprar

Fichas Técnicas – Colheitas

2015
2010

Outros Vinhos do Dão