O berço da Touriga Nacional
Dão
Mais de 20 000 hectares de vinha estão espalhados pelas terras do Dão, em solo granítico. O seu clima atlântico e continental é influenciado pelos planaltos e serras do Buçaco, Montemuro, Caramulo e Estrela e pelos rios Dão, Mondego e Alva. Lá podemos encontrar, nomeadamente, as castas brancas Malvasia-Fina, Bical, Encruzado e Cerceal; e as tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Baga, Jaen e Alfrocheiro.
O reino da casta Baga
Bairrada
Num clima atlântico e com 10 000 hectares de vinha, em solos argilo-calcários e arenosos, surge esta região, muito heterogénea, onde a uva Baga tem expressão mais impressiva. Outras castas tintas presentes são Touriga Nacional, Merlot e Tinta Roriz; e nas brancas mais importantes encontramos Maria Gomes, Bical, Cercial e Arinto.
Património mundial à sua mesa
Douro
Pelos vales que descem até ao rio Douro e seus afluentes, crescem cerca de 42 000 hectares de vinha. Com um clima maioritariamente continental, os Verões são muito quentes e os Invernos muito frios. Nos solos de origem xistosa plantam-se castas brancas como Viosinho, Malvasia Fina, Rabigato, Gouveio e Códega do Larinho; e as tintas Touriga Franca, Tinta Roriz Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Amarela e Sousão, entre outras. É nesta região que é igualmente produzido o famoso Vinho do Porto.
Grande diversidade de relevos
Lisboa
A região que toma o nome da capital tem, aproximadamente, 20 300 hectares de vinha. O seu clima, sobretudo atlântico, conjuga-se com os solos argilo-calcários e argilo-arenosos. A variedade de castas é grande, com as principais brancas Arinto, Fernão Pires, Malvasia, Seara-Nova e Vital; e as tintas Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Touriga Franca, Touriga Nacional, Trincadeira, Chardonnay, Caladoc, Cabernet, Sauvignon e Syrah.
VINHOS FORTES COMO AS GENTES
Alentejo
Esta é a região dos solos diversificados: argila, calcário, xisto, areia e granito. Tem cerca de 21 800 hectares de vinha com castas como as brancas Antão Vaz, Roupeiro, Arinto, Rabo de Ovelha e Fernão Pires; e as tintas Trincadeira, Aragonez, Castelão, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Syrah. O clima é mediterrânico e continental e a paisagem repleta de planícies e colinas.
Da terra à sua mesa
A propriedade
A diversificação está na nossa cultura empresarial e na origem dos nossos vinhos.
No Dão, as uvas provêm de 22 hectares de vinha da nossa Quinta de São Pedro e lá são vinificadas, em adega própria. A consciência da responsabilidade social e ambiental leva-nos a manter, na viticultura, um regime de produção integrada e ecológica, respeitando, assim, todos os seres que convivem na vinha.
Na Bairrada, obtemos uvas de parceiros que nos garantem a qualidade que tanto prosseguimos. Nas nossas próprias instalações, na mesma região, vinificamos cerca de mil toneladas dessas mesmas uvas.
Nas restantes regiões, continuamos a honrar parcerias de longos anos com produtores locais de confiança. Daqui saem vinhos aos quais imprimimos o nosso perfil e o nosso selo qualitativo.
- Área total
- 22 Hectares
- Tipo de solos
- pequena profundidade, xisto, granito
- Castas
- Touriga-Nacional, Alfrocheiro, Jaen
- Castas
- Tinta Roriz, Bical, Encruzado, Malvasia
- Notas
- Cultivo eco-responsável
Quinta de S. Pedro - Tondela
Localização

No coração do Dão, a Quinta de S. Pedro em Tondela espalha-se por 22 hectares de vinhas plantadas com as castas Touriga-Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Toriz, Bical, Encruzado e Malvasia. Na Bairrada, e com uvas da região de produtores exclusivos, são produzidos espumantes brancos e tintos através do método tradicional, comercializando ainda a Arcos do Rei aguardentes vínicas e bagaceiras.
Voe sobre
a Quinta de S. Pedro

As Caves
Provas & Visitas
Um espaço criado para si, usufruindo da envolvência única das Caves Arcos do Rei. Reserve uma visita guiada ou prova dos nossos vinhos.